Início   |   Recursos   |   Atividades   |   Projetos   |   Estrutura   |   Membros   |   Endereço

EN | PT

Corpus Oral de Coimbra

No Corpus Oral de Português L2 (COral-Co) disponibiliza‑se um conjunto de produções orais de aprendentes adultos de português língua não materna que frequentavam, no momento da recolha (2014 e 2015), cursos e unidades curriculares de Português Língua Estrangeira na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Este projeto tem na sua génese o reconhecimento da importância da sustentação empírica no âmbito da investigação sobre aprendizagem/aquisição de língua não materna e sobre a construção e definição das interlínguas dos aprendentes que têm o português como língua‑alvo. Pretende‑se, por outro lado, colmatar o problema da escassez e / ou limitação dos corpora atualmente disponíveis, acrescentando aos acervos já existentes um volume considerável de dados de produção oral. O COral‑Co apresenta‑se, então, como uma ferramenta que, com interesse evidente no domínio da investigação teórica e aplicada, poderá, igualmente, fundamentar opções pedagógicas e orientar a construção de material instrucional.

A natureza do Protocolo aplicado junto dos aprendentes de português língua não materna permite a recolha de dados relevantes para a análise do seu desempenho nos diferentes domínios de funcionamento da língua portuguesa; não só se recolhem dados para estudos centrados no plano fonético‑fonológico (segmental e prosódico), como se podem observar os comportamentos verbais nos domínios morfológico, lexical, sintático, semântico, pragmático e textual. Por outro lado, a estrutura da amostra, constituída por aprendentes com diferentes línguas maternas e distintos níveis de proficiência, permite a investigação das correlações entre estes fatores e as características das interlínguas dos aprendentes.

Nesta primeira fase, disponibilizam‑se os ficheiros (áudio) que contêm as produções orais de 56 informantes. 

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.